Senador Alvaro Dias

  • Clique aqui para assinar a newsletter do Senador Alvaro Dias
  • 24/02/2010
  • Aprovado projeto de Alvaro Dias que transforma clubes de futebol em empresas
  • O Senado Federal aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (24/02), Projeto de Lei do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) que autoriza o Poder Executivo a instituir o Fundo de Apoio à Reestruturação Financeira dos Clubes de Futebol. Para terem direito aos recursos, os clubes terão de se transformar em empresas. "O futebol é uma atividade econômica e os clubes devem ser transparentes em respeito à população. O fundo será importante para recuperação do futebol nacional", disse o senador que presidiu a CPI do Futebol.
    Recursos já existem
    Segundo o projeto, o Fundo será constituído com 10% das verbas adquiridas pelos clubes nas transações de atletas com clubes do exterior, 10% da arrecadação das bilheterias nos jogos e 10% do valor arrecadado pelas empresas que exploram publicidade estática nos estádios. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contribuirá com 15% do que arrecadar em jogos da seleção brasileira e com 10% da arrecadação com a venda de publicidade que utilize símbolos nacionais. Empresas que doarem recursos para o Fundo terão direito a um abatimento no Imposto de Renda. Também serão destinados recursos do Ministério do Esporte. As verbas serão repassadas de acordo com projetos apresentados à Comissão de Gestão do Fundo. Não haverá recursos para o pagamento de despesas correntes e nenhum clube poderá receber mais do que 5% do orçamento anual do Fundo "Não estamos colocando sob os ombros da população nenhum custo adicional. Os recursos já existem. É mais um passo para a moralização e a transparência do futebol. Antes da CPI, a impunidade era absoluta. Os cartolas arrebentavam os cofres, iam para casa e nada acontecia. Com a Lei de Responsabilidade Social do Desporto, obra da CPI do Futebol, a sociedade sabe hoje quanto devem os clubes", disse Alvaro Dias.
    Relator elogia iniciativa
    O projeto do senador foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e ainda depende da aprovação da Comissão de Educação para seguir para a Câmara. O relator na CCJ, senador Wellington Salgado (PMDB/MG), elogiou a iniciativa: "O Fundo poderá canalizar para o futebol brasileiro os recursos que faltam para a transformação de seus estádios e a melhoria de suas instalações", disse.
    Segundo a Fundação Getúlio Vargas, hoje há no Brasil 501 clubes profissionais registrados, 13 mil times amadores em atividade, 308 estádios com capacidade total de cinco milhões de lugares.

Enviar por email

Seus dados

Seu nome:

E-mail:

Dados do destinatário

Nome:

E-mail:

Deixe uma mensagem para o destinatário